Tudo o que você precisa saber sobre marketing olfativo
Saiba agora mesmo como utilizar o marketing olfativo na sua empresa
O marketing olfativo é um dos desdobramentos do marketing sensorial, mas, o que isso significa? É uma forma de utilizarmos os cinco sentidos para trabalhar as emoções humanas e despertar interesses nelas.
Estudos comprovam que o olfato é o sentido mais aguçado dentre os cinco que possuímos, fazendo a ponte diretamente com as nossas memórias e emoções. Todo mundo tem um cheiro característico da infância: cheiro de bolo quentinho da casa da avó, cheiro de fruta no quintal, cheiro de terra molhada… Esses aromas são sentimentais e nos despertam as emoções e as lembranças.
O marketing olfativo utiliza o poder de lembrança e associação de memórias atreladas ao olfato para maximizar a sua possibilidade de venda, por exemplo, em uma loja, ou de fixação da imagem de uma marca.
Na Di Seta, é criada uma fragrância exclusiva para o seu segmento de mercado, de acordo com a necessidade do negócio e sempre explorando o objetivo desejado, seja ele maior ou menor tempo de permanência no estabelecimento, fixação de clientela, fixação do elo cliente e marca, além da sensação que você pode explorar com a fragrância. Portanto, uma forma ótima de fazer essa identificação aromática é criar uma logo olfativa, um aroma característico do seu negócio, com a identidade dele.
Marketing olfativo e a água perfumada: como utilizar?
Uma dentre várias formas de utilizar o marketing olfativo a favor do seu estabelecimento é a utilização da água perfumada, que é ideal para ser aplicada em roupas, cortinas, carpetes, sofás… São utilizadas em tecidos e, geralmente, além de perfumarem, também tem função emoliente, ou seja, deixam o tecido mais macio ao toque.
A grande tendência da mudança de foco do presencial para a venda on-line pode fazer diferença na sua empresa e a dica é preparar a estratégia de entrega do produto, logo, a água perfumada pode fazer parte disso!
Uma entrega com a roupa cheirosa, com o cheiro da loja, é uma super entrega! Além de ser agradável de ser recebida, ainda faz com que o cliente lembre da loja, tenha mais carinho e mais identificação com a roupa e ainda poderá fidelizar o cliente. Afinal, esse gesto é visto como um carinho da loja e faz com que o consumidor se sinta especial!
Dessa forma, a água perfumada é completamente adaptável: no ambiente físico, ela perfumará o local além de perfumar as roupas e objetos; no ambiente virtual, ela fará uma simples entrega se transformar numa experiência sensorial para quem a receber.
Na Di Seta, além da criação da fragrância utilizando os conceitos do marketing olfativo, ainda há a utilização dos conceitos da Aromaterapia – técnica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas, com a finalidade de proporcionar o bem-estar físico e emocional.
As águas perfumadas são bastante adaptáveis, ou seja, elas podem ser utilizadas em diversos segmentos, como: entrega de produtos, lojas, empresas, presentes e também para uso pessoal! Você pode criar uma fragrância pra chamar de sua, que tenha as suas características.
Agora que você conhece o marketing olfativo, o que você acha de desenvolver uma fragrância para seu negócio e investir no bem-estar dos seus consumidores?